VOLTAR

Nextel lança serviço 4G em São Paulo e mira repetir sucesso do Rio de Janeiro

Tecnologia estará disponível na capital e Grande São Paulo e lançamento ocorre um ano após leilão realizado pela Anatel

São Paulo, 02 de janeiro de 2017 - A Nextel inicia a partir de janeiro as operações com a rede 4G na Grande São Paulo, incluindo capital, na qual os usuários terão à disposição uma velocidade até dez vezes mais rápida, além de uma conexão constante e segura, característica da rede da operadora.

Para esse lançamento, a Nextel usará antenas modernas que possuem o sistema MIMO 4x4, que através de retransmissão, proporciona maior velocidade, com o download podendo atingir a velocidades de 226 Mbps e upload 56 Mbps, para aparelhos compatíveis.

Além da cobertura Outdoor, a Nextel priorizou para o lançamento do 4G importantes locais com grandes concentrações de clientes, tais como shoppings, estádios e aeroportos.

“Com isso, nossa rede está preparada para receber as próximas gerações de aparelhos celulares que serão comercializados no Brasil e proporcionarão uma maior velocidade de navegação aos usuários”, explica Jorge Braga, COO da Nextel.

De acordo com o executivo, cerca de 425 mil clientes atuais da Nextel, na região de lançamento, possuem aparelhos compatíveis e poderão acessar a rede 4G de imediato.

“Colocar o 4G à disposição em São Paulo mostra o compromisso da Nextel com nossos clientes e a continuidade da nossa estratégia de qualidade na prestação dos serviços e transparência na entrega dos produtos, de forma a consolidar a Nextel entre os principais players no segmento pós-pago”, afirma Braga.

O 4G da Nextel opera na frequência de 1,8 GHz, espectro que tem a vantagem de permitir um alcance maior de sinal por cada torre em comparação com a frequência de 2,6 Ghz, utilizada pelas demais operadoras. Essa característica permite a instalação de menos antenas para a transmissão do serviço gerando um menor custo operacional e maior penetração para atendimento Indoor.

A frequência de 1,8 GHz é também a mais utilizada no mundo e está presente em cerca de 50% das implantações de acordo com a GMSA (Global Mobile Supliers Association), associação de fornecedores de redes móveis.

O cronograma está dividido em duas fases e prevê um total de 917 sites, que cobrirão 88% da região da Grande São Paulo. A rede 4G da Nextel utilizará largura de banda de 15Mhz, maior banda disponível para uso em frequência baixa, que proporciona maior capacidade e velocidade para o sistema e, consequentemente, para os clientes da operadora.

A empresa passa a oferecer os serviços um ano após o leilão da Anatel em que a Nextel arrematou a faixa por R$ 455 milhões. Segundo o COO da companhia, o objetivo é aumentar a base de clientes seguindo o mesmo sucesso do Rio de Janeiro. Lá, quase 90% dos clientes da operadora já são clientes 4G e a Nextel é a terceira maior operadora da tecnologia com quase 20% de Market share.

“Resumindo estamos disponibilizando a amis nova tecnologia do mercado, na rede de melhor qualidade considerada pela Anatel, com o melhor serviço de atendimento móvel segundo a pesquisa do Estadão, disponível também para o hAPPy a mais disruptiva plataforma digital de telefonia no Brasil. Então, esperamos nó mínimo os mesmo resultados que temos no Rio.

Este lançamento consolida definitivamente nosso posicionamento como player mais inovador e diferenciado na indústria de telefonia móvel”, finaliza Braga.