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9° dígito no DDD 11

Saiba tudo sobre a implementação do 9° dígito no DDD 11

A NEXTEL atualmente é uma prestadora do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e do Serviço Móvel Especializado (SME), sendo que este último (SME) não se enquadra na determinação da Anatel para implantação do 9º dígito.

Os serviços SMP e SME devem ser diferenciados pelo número telefônico (prefixos) do usuário. Para o SME os prefixos são iniciados com 79xx, 78xx, 77xx e 70xx no DD11 não terão o nono dígito à frente do número telefônico e permanecerão com 8 dígitos.

A fim de esclarecer as alterações determinadas pela Anatel e previstas na Resolução nº 553/10, seguem abaixo as principais dúvidas sobre o acréscimo do nono dígito nos números de telefones móveis SMP.

1. Por que os números de celulares das operadoras que prestam serviço móvel pessoal (SMP) terão o nono dígito?
Por uma decisão da Anatel, através da Resolução nº 553/10, para aumentar a disponibilidade de números de telefones móveis (celulares) e atender à crescente demanda de novos usuários na região metropolitana de São Paulo, pertencente ao DDD11.

2. O nono dígito será adicionado nos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o País, contudo, ainda não há prazo para essa implementação.
Por enquanto, o nono dígito será implementado APENAS no Estado de São Paulo, nos municípios que possuem o DDD11.
Para ver a lista dos municípios que terão o acréscimo do nono dígito visite o site da ANATEL (www.anatel.gov.br).

3. Quando os telefones móveis no DDD11 terão nove dígitos?
A partir de 29 de julho de 2012 todos os clientes de telefones móveis (SMP) terão seus números alterados para 9 (nove) dígitos.

4. Qual número que será adicionado à frente dos números de telefones móveis (celulares)?
O número 9 (nove) será acrescentado à frente dos números atuais.
Exemplo: 9XXXX-XXXX

5. O que acontecerá com os números de telefones móveis iniciados com número 5?
Sofrerão a mesma alteração que os iniciados com outros números, com a adição de um “9” à esquerda.
Exemplo: 95XXX-XXXX

6. Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não. Apenas os usuários de telefonia móvel, no DDD 11 terão o 9 adicionado em seus números. Os telefones fixos continuarão com 8 dígitos.

7. O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones móveis da área 11?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone móvel da área 11 terá de discar o nono dígito para que a ligação seja completada.

8. Como serão feitas as ligações de outros Estados para os telefones móveis da área 11?
Da mesma forma como são feitas hoje, mas com a inclusão do nono dígito. Exemplo: 0 + Código da Operadora + 11 + 9XXXXXXXX.

9. As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
Por um tempo determinado as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e usuário. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão completadas.

10. O que ocorrerá 90 dias após o dia 29 de julho de 2012 (dia que começará a mudança da numeração)?
As chamadas feitas para números do DDD 11 usando números com 8 dígitos não serão mais completadas e o assinante será orientado a usar a nova numeração. As mensagens, SMS e MMS não serão enviadas, se forem usados 8 dígitos.

11. O que ocorrerá 180 dias após o dia 29 de julho de 2012 (dia que começará a mudança da numeração)?
As chamadas feitas para números do DDD11 usando números com 8 dígitos receberão a mensagem de número inexistente sem qualquer orientação sobre a nova forma de marcação.

12. O nono dígito poder ser adotado em outras áreas de numeração? Quais e quando?
Sim. A Resolução n.º 553/2010 da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Porém, não há data prevista para que esta mudança ocorra nos demais DDD’s.

13. O cliente tem um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.

14. O cliente pode optar por manter meu número atual sem mudá-lo?
Não. A mudança é obrigatória e afetará todos os clientes do DDD 11 das operadoras de telefonia móvel (SMP). Ou seja, todos os clientes deverão ter o 9 adicionado em seus números.

15. O que irá acontecer com os créditos do cliente quando o número for mudado?
O saldo dos assinantes, em créditos, nos telefones pré-pagos, não será alterado pela mudança da numeração.

16. A mudança de número custa algo?
Não, ela é gratuita e de responsabilidade das operadoras.

17. Quem irá providenciar a alteração da agenda do cliente?
Cabe ao próprio cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos.

18. O nono dígito será adicionado a todas as empresas de telefonia móvel (celulares)?
As empresas que prestam Serviço Móvel Especializado, regido pela Resolução n.º 404/05 da Anatel, e que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádios, com os prefixos iniciados em 79xx, 78xx, 77xx e 70xx não sofrerão alteração em seu número de telefonia móvel.

19. Os números de rádio irão mudar?
Não. Os números que são usados como terminais de rádio, com os prefixos iniciados em 79xx, 78xx, 77xx e 70xx não irão mudar.

20. O que acontecerá quando um cliente de outras operadoras que prestam serviço móvel pessoal chamar um número de rádio colocando o número 9 na frente, como se ele também tivesse sido alterado para 9 dígitos?
O cliente ouvirá, por um período determinado, uma mensagem que informará que o número NÃO mudou e que o cliente terá que fazer a ligação novamente, com o número correto, nesse caso, com 8 dígitos.