OK

Pré-Pago ou Controle?

Qual o melhor pré-pago ou plano controle?

A resposta para essa pergunta não tem como ter na ponta da língua, porque depende de uma série de condições. Você consome muita internet? Faz muitas ligações? Viaja muito? Tudo isso precisa ser levado em conta ao escolher seu plano de celular ideal.
Para ajudar você na sua escolha, mostramos aqui dois pontos de vista: quem prefere pré-pago e quem prefere plano controle.

O QUE É O PRÉ-PAGO

E O PLANO CONTROLE?

No plano pré-pago, você paga tudo antecipado. Coloca créditos através de pontos de recarga e paga o que você usar. No plano controle, você paga depois de usar por um valor fixo ao fim do mês. Além disso, você tem mais vantagens em preços de outros serviços.

Conheça os planos controle da Nextel.

CONTRATE SEU PLANO CONTROLE

Se você ainda tem dúvida sobre qual o melhor plano, a gente explica para você as diferenças entre as duas formas.

1) Você vai usar muita internet?

Se o consumo de conteúdo que você faz é principalmente de portais de notícias, blogs e redes sociais, sem vídeos ou downloads, o pré-pago pode funcionar para você. Isso consome menos dados de Internet.

Agora, se você gosta de assistir vídeos no YouTube, serviços de streaming de música, faz muitos downloads de aplicativos, aí pode ser melhor um plano pós-pago ou controle. Geralmente, oferecem mais dados por menos preço.

2) Você vai fazer muitas ligações?

Aqui aparece uma diferença grande entre quem prefere o pré-pago e quem prefere um plano controle. Quem faz muitas ligações, precisa de um plano com muitos minutos ou ainda ligações ilimitadas. Nesse caso, você precisa ter um plano controle, porque costuma ter mais minutos.

Se for na Nextel, ainda tem ligações ilimitadas para qualquer operadora. Você nem precisa salvar na agenda do celular o telefone das pessoas com a operadora no lugar do sobrenome.

3) Ligações para outras operadoras?

Como falamos acima, quem tem pré-pago está acostumado a colocar os contatos do celular: nome da pessoa + operadora. Isso é uma prática muito comum para gastar os minutos contratados. E isso faz com que a pessoa tenha chips de diversas operadoras.

No plano controle da Nextel, você não precisa se preocupar com isso. As ligações são ilimitadas, não importa para qual operadora você vai ligar. O preço no final do mês será o mesmo.

4) Ligações fora da área de cobertura (roaming)?

Esta é uma situação que costuma queimar os minutos de quem usa planos de recarga. Isso acontece porque ligações interurbanas (DDD) são mais caras. Se você estiver fora da sua área de origem, você também vai pagar um adicional para cada ligação recebida.

Agora, se for um plano controle da Nextel, isso não vai acontecer. O roaming é grátis. Você não vai pagar nenhum adicional para fazer um DDD, nem vai desembolsar taxas extras ao atender chamadas, se você estiver viajando a trabalho, visitando parentes ou curtindo aquelas férias tão difíceis de tirar.

5) Você vai usar rede sociais?

Neste caso, tanto o pré-pago ou controle são parecidos. Tem muitos pré-pagos em que o consumo de dados não é contado ao usar redes sociais. Já no plano controle, o consumo de redes sociais como Facebook e Whatsapp já estão inclusos no pacote. Afinal, esses aplicativos usam pouco da sua Internet e pouco mexem na conta, desde que você não assista a vídeos.

6) Serviços adicionais?

Uma das limitações dos planos pré-pago são justamente os serviços adicionais: não existem serviços de aplicativos. Somente desconto no consumo de dados em alguns aplicativos.

Já em planos controle, existe uma série de benefícios sem custos adicionais envolvidos. Na Nextel, por exemplo, no plano M, você pode ter apps como o ChefsClub (desconto em bares e restaurantes) ou Esporte Interativo (futebol, vôlei, futebol americano). Isso significa economia até na diversão.

Veja os serviços adicionais encontrados nos planos Controle da Nextel:

  • Benefícios
    Descritivo do serviço
    P
    PPortabilidade
    M
  • Radar Wi-Fi Diversos pontos de acesso a internet espalhados no Brasil e no Exterior em lugares como aeroportos, shoppings, hotéis, cafeterias, hotéis, universidades e cinemas.
    Clique aqui para mais informações.
    Sim
    Sim
    Sim
  • Prip Aplicativo de rádio Nextel na qualidade 3G/4G.
    Clique aqui para mais informações.
    Sim
    Sim
    Sim
  • A Ales protege e garante a sua tranquilidade. Chaveiro, eletricista, encanador e vidraceiro a postos para te ajudar em qualquer situação.
    Clique aqui para mais informações.
    Sim
    Sim
    Sim
  • O ChefsClub é um clube de gastronomia que oferece aos seus membros descontos de 30% a 50% nos restaurantes participantes.
    Clique aqui para mais informações.
    Não
    Sim
    Sim
  • Esporte Interativo Plus Assista a conteúdos exclusivos como a Champions League, Europa League, NFL e eventos de MMA ao vivo e on demand.
    Clique aqui para mais informações
    Não
    Não
    Sim
7) Acompanhar meu consumo?

Grande parte dos planos pré pago e controle existentes no mercado possuem aplicativos para você acompanhar seus dados. Esse é um ponto em comum para ambos e cada operadora tem o seu. Porém, nem todas são completas e resolvem todos os seus problemas.

Nesse aspecto, a Nextel tem o maior destaque. É dela o app mais bem avaliado nas lojas de aplicativos: o Meu Nextel. Com ele, você consegue todas as informações sobre seu plano, como ver seu consumo em tempo real, alterar recebimento, data de vencimento e pedir 2ª via da fatura.

8) Acabou os créditos ou a Internet. E agora?

Esse momento é um drama para qualquer pessoa com um celular, né? Se você utilizar um plano pré-pago, sim. Mas se for com um plano controle da Nextel, nem tanto.
No plano que precisa de recarga, ao terminar seus créditos, a Internet as ligações ficam bloqueadas. Na maioria dos planos controle também, a diferença é que você tem a facilidade de comprar mais créditos.

Porém, se você tiver um plano controle da Nextel, você estará sempre com Internet e ligações liberadas:

  • Com qualquer plano Nextel, você fica online independente de ter saldo ou não. Quando sua Internet acaba, ou seja os dados que você contratou se esgotam, você ainda tem a Internet em velocidade reduzida. Apesar de lenta, você consegue usar Whatsapp, ler seus emails e usar o Facebook (desde que sem vídeos) sem muita alteração na utilização das ferramentas.
  • As ligações são ilimitadas até quando acaba sua franquia. Você pode ligar e seguir usando à vontade para qualquer lugar do Brasil e qualquer operadora.

 

Afinal, o que a Nextel recomenda: plano pré-pago ou plano controle?

Como temos planos controle que custam muito pouco ao mês, sugerimos o plano controle. Você vai dar mais valor ao seu dinheiro, ficando sempre online, com ligações ilimitadas e uma série de serviços que agilizam seu dia a dia. E o principal: sabendo exatamente o quanto vai pagar no final do mês.

Agora, sabemos que a situação do nosso país não está fácil. O desemprego está alto e nem todo mundo tem uma renda certa. Nesses casos, o plano pré-pago pode ser mais indicado, porque você pode recarregar com mais facilidade e menos investimento mensal.

Ficou na dúvida? Confira nosso artigo: Pré-Pago ou Pós-Pago: Qual o plano ideal?