Bem-vindo à área de dúvidas sobre 3G e 4G da Nextel.
Criamos este espaço para você tirar suas principais dúvidas sobre migração, configurações, portabilidade e muito mais, aproveite!

Sobre o que você tem dúvidas?

O que é 3G?

Se você quer migrar ou já migrou para o 3G da Nextel e ainda tem dúvidas sobre essa tecnologia, confira abaixo as principais informações sobre ela:



  1. O que é 3G?

    3G é o nome que se dá para a terceira geração de tecnologia digital de internet móvel, seja em celulares ou modem.

    Tudo começou com a primeira geração da telefonia celular que era analógica e foi nomeada de 1G, em seguida veio a segunda geração que passou a ser digital chamada de 2G.

    O 3G permite uma internet de maior velocidade e com ele é possível ter mais rapidez ao fazer downloads, jogar, realizar vídeo-chamadas e muito mais.

  2. O que posso fazer com a tecnologia 3G?

    Com a tecnologia 3G você pode navegar com alta velocidade em:

    • Portais;
    • Troca de e-mails;
    • Instant messaging;
    • Chamadas de vídeos;
    • Acesso às redes sociais
    Além de fazer downloads de vídeos, músicas e jogos com mais rapidez!

  3. Qual a diferença entre o 3G e o iDEN?

    O IDEN (Integrated Dispatch Enhanced Network) é uma tecnologia desenvolvida pela Motorola que é de uso exclusivo da Nextel.

    Ele permite aliar recursos de rádio digital, telefonia móvel digital e transmissão de dados em uma mesma rede. A diferença de contratar um plano IDEN e um plano 3G, é que o 3G oferece maior velocidade de navegação possibilitando mais ações.

Como funciona a migração

Deseja realizar uma Migração de Tecnologia? Tire as suas dúvidas sobre o processo agora!



  1. O que é a migração de tecnologia?

    Na Nextel disponibilizamos duas tecnologias: a IDEN e a 3G.

    A Migração de Tecnologia é a possibilidade de mudar de uma para outra, adequando-se à que melhor atende suas necessidades.

    Para realizar sua migração, você precisa, primeiramente, verificar se seu aparelho e chip são compatíveis com a tecnologia que deseja. Clique aqui para verificar.

    Se seu aparelho não for compatível, conheça nossas opções aqui e faça sua escolha.

    Para solicitar sua migração, você deve entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, pelo número 1050, ou se dirigir a uma loja Nextel. Consulte os endereços aqui.

    Para os planos acima de R$99,99 é possível solicitar a migração através da Loja de Serviços.

    Clientes do plano Smart 45 com menos de 12 meses na base e clientes de qualquer plano com menos de 30 dias na base, não poderão realizar migrações.Para realizar sua migração, após verificar se seu aparelho e chip são compatíveis com a tecnologia que deseja. basta escolher o melhor plano para você:

    A Nextel possui diversos planos Iden (da tecnologia 2G), 3G, 3G+* e 4G** e todos estão disponíveis para a migração.

    A migração de tecnologia está disponível para clientes:

    • Pessoa Física;
    • Pessoa Jurídica;
    • Planos Controle;
    • Planos Pós-pagos;

    Ao migrar de tecnologia pela primeira vez - de iDen para 3G - você mantém seu ID do rádio.
    Caso deseje retornar à tecnologia anterior - 3G para iDen - infelizmente não será possível manter seu ID.
    * 3G+Disponível apenas para São Paulo capital. Conheça a cobertura clicando aqui.

    ** 4G Disponível apenas para Rio de Janeiro. Conheça a cobertura clicando aqui.

  2. Se eu fizer a migração de tecnologia, posso manter meu plano atual?

    Infelizmente não. Os planos IDEN e 3G possuem características diferentes, no entanto, se você fizer a migração poderá usufruir do serviço Siga-me, que direciona as ligações e os SMS para seu novo número durante 90 dias, sem nenhum custo, automaticamente após a sua migração.

    Conheça algumas características do Siga-me:

    • No identificador de chamadas, você poderá visualizar o número da pessoa que está ligando para um de seus números, seja IDEN ou 3G;
    • Somente seu número 3G estará ativo para realizar chamadas ou enviar SMS.

  3. Qual o prazo para conclusão do processo de migração?

    A conclusão do processo pode durar até 24 horas!

    Caso a migração não ocorra no prazo proposto, entre em contato com a Central de Atendimento da Nextel ligando para o número 1050.

  4. É possível manter o mesmo número de rádio e telefone ao fazer a migração?

    Ao fazer a migração de tecnologia Iden para 3G, seu número de rádio será mantido e você poderá continuar a utilizá-lo de maneiras diferentes, caso escolha um aparelho celular com ou sem o botão de rádio. Consulte a lista de aparelhos disponíveis aqui.

    Para aparelhos com o botão, é só utilizar seu rádio normalmente, mas se o seu aparelho não tiver o botão, não tem problema, você poderá utilizar o rádio através do aplicativo PRIP. Saiba mais sobre esse aplicativo clicando aqui.

    Lembre-se sempre de divulgar seu número completo de rádio. Caso tenha dúvidas, consulte aqui como ele é composto.

    Ao fazer a migração de tecnologia, seu número de celular não será mantido, porém, durante 90 dias você poderá usufruir do serviço Siga-me.

Primeiros passos após a migração

Você que já era cliente Nextel e acaba de adquirir um aparelho e plano de voz 3G, confira abaixo as principais informações e mudanças:



  1. Sou cliente iDEN e fiz a migração para o 3G. Como faço para ativar o serviço?

    Assim que receber o seu aparelho e chip, você deve procurar uma loja Nextel para fazer a desativação do seu aparelho iDEN e ativar sua linha 3G.

    Encontre a loja mais próxima de você!

  2. Fiz a migração para a tecnologia 3G, como posso identificar meu novo número?

    Uma das opções para identificar seu novo número é ligar para a Central de Relacionamento Nextel no número 1050 e falar com o operador.

    Outra opção é verificar nas configurações de seu aparelho. Para isso acesse o menu de Configurações e veja essa informação em “Sobre o Telefone”; ou acesse a sua lista de contatos: O primeiro contato da lista estará nomeado como “Eu”. Esse deverá ser o seu número.

  3. O que muda com o rádio 3G?

    Com o rádio 3G você continua a ter qualidade, agilidade e economia para se comunicar. A partir de agora para realizar chamadas de rádio no 3G é necessário discar o número completo do rádio, incluindo as novas urbans (45 – para aparelhos com botão) ou (35 – aplicativo Prip). Por exemplo: 45 * fleet * id. Se um cliente 3G tentar chamar outro número de rádio 3G sem digitar o número completo (urban * fleet * id) ele não conseguirá concluir sua chamada. O mesmo acontece se um cliente 3G chamar um usuário iDEN, como são de urbans diferentes o número completo deve ser digitado. Acesse a nossa página de ID completo e obtenha mais informações sobre essa funcionalidade.

  4. O rádio 3G oferece as mesmas funcionalidades e serviços que o iDEN?

    O rádio Iden e o 3G apresentam algumas diferenças, ao optar por um aparelho com o botão PTT, por exemplo, você conta com algumas funcionalidades a mais. Confira e compare as principais diferenças abaixo:

    Caso adquira um smartphone e use o aplicativo PRIP Nextel, você continuará contando com o serviço de rádio, que poderá ser usado através do serviço de dados do seu celular, em uma rede Wi-Fi, em roaming na operadora parceira ou no exterior. Fique ligado no Prip para saber o que pode vir por aí.

  5. Como faço para realizar chamadas de longa distância?

    Para realizar chamadas de longa distância (para outro DDD) com o serviço de voz 3G você deve utilizar o Código de Seleção de Prestadora (CSP), ou seja, o número da operadora utilizada para completar as chamadas de longa distância.

    Por exemplo: [0] + [CSP] + [DDD] + [n° telefone].

    Saiba mais como realizar chamadas de longa distância no nosso tutorial.

Aparelhos e Chips

Tem dúvidas sobre aparelhos e chips com tecnologia 3G Nextel? Tire suas dúvidas agora acessando o conteúdo abaixo:



  1. Quais os aparelhos disponíveis para a tecnologia 3G?

    A Nextel possui diversos aparelhos disponíveis para o 3G, por exemplo:

    • iPhone 5c;
    • iPhone 5s;
    • Moto E;
    • Moto G;
    • Moto X;
    • E muito mais!

    Confira a lista completa!

  2. Recebi o chip ou aparelho em casa referente a uma solicitação de migração feita pelo telefone. Como faço para ativá-los?

    Para ativar seu chip é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, ligando para o número 1050 e solicitar a ativação da linha. E para configurar seu aparelho 3G, conheça o tutorial de configuração APN, nele disponibilizamos o passo a passo para aparelhos com:

    • iOS6;
    • iOS7;
    • Android;
    • Windows Phone.

    Saiba como instalar o seu chip no nosso tutorial de Guia do usuário de Chip.

  3. Posso cortar um chip do plano 3G que não entra no aparelho ou devo mudar de plano?

    Recomendamos não cortar seu chip, pois pode danificá-lo. A solução mais apropriada é fazer a troca para um chip do tamanho adequado em uma de nossas lojas. É importante lembrar que não há necessidade de mudança de plano.

  4. Solicitei a migração pelo telefone e já recebi o chip (ou aparelho) em casa. Como faço para ativá-los?

    Para ativar seu chip é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, ligando para o número 1050, e solicitar a ativação da linha. E para configurar seu aparelho 3G, conheça o tutorial de configuração APN, nele disponibilizamos o passo a passo para aparelhos que utilizam os seguintes sistemas:

    • iOS6;
    • iOS7;
    • Android;
    • Windows Phone.

    Saiba como instalar o seu chip no nosso tutorial de Guia do usuário de Chip.

  5. Os smartphones da Nextel com rádio aceitam chip de outras operadoras?

    Sim. Todos os smartphones da Nextel são desbloqueados para utilização de chips de outras operadoras.

  6. O chip Nextel com tecnologia 3G é compatível com os smartphones Moto G, Moto X ou Samsung Galaxy S4?

    Sim. Ao comprar qualquer smartphone 3G, solicite um chip Nextel. Temos chips comuns, micro chips e também o nano chip. Conheça todos eles aqui.

  7. Posso utilizar um chip Nextel com tecnologia 3G em um Tablet? Como faço para configurar?

    Sim. Você pode escolher um Plano Nextel Internet Móvel e utilizar o chip em um tablet. Confira o passo a passo que preparamos para você, e veja como é simples e fácil configurar seu Tablet Android ou iPad para o 3G Nextel:

    Tablets Android:

    1) Primeiramente acesse os ícones:
    Menu -> Configurações ou Configurar -> Redes Sem Fio e Outras -> Redes Móveis -> Nomes de Ponto de Acesso;

    2) Selecione o Menu desta página e então clique em: “Novo APN”;

    3) Em seguida abrirá uma tela com campos para serem preenchidos conforme abaixo:

    Nome (nome da conexão): Internet Nextel
    APN: datacard.nextel3g.net.br

    Não é necessário preencher o campo de usuário e senha;

    4) Por fim, é só salvar as configurações e utilizar sua internet 3G da Nextel!

    iPad:

    1) Primeiramente acesse os ícones:
    Ajustes -> Dados ou Rede do Celular -> Ajustes APN

    2) Em seguida abrirá uma tela com campos para serem preenchidos conforme abaixo:

    Nome (nome da conexão): Internet Nextel
    APN: datacard.nextel3g.net.br

    Pronto, agora você já pode navegar em sua internet 3G da Nextel!
    Dica: Se não houver conexão, reinicie seu aparelho para aplicar efetivamente as configurações.

  8. Para obter o aplicativo PRIP Nextel em meu smartphone, é necessário ter uma linha 3G?

    Sim. Para utilizar o rádio do aplicativo você precisará de um chip Nextel 3G com o serviço Prip ativado. Saiba mais no nosso tutorial.

  9. Consigo passar os dados ou fazer um backup de um chip IDEN para um chip 3G?

    Sim. Para atualizar ou recuperar toda a sua agenda de contatos você pode utilizar o Nextel Backup.

  10. A Nextel parcela o valor de um novo aparelho na fatura?

    Não. O parcelamento de um novo aparelho é realizado apenas para compras com pagamento via cartão de crédito.

Soluções 3G para negócios

É essencial sua empresa estar conectada com o que acontece no mundo. Confira algumas informações importantes sobre o 3G para seu negócio:



  1. Os serviços que eu tinha em iDEN, estarão disponíveis para o 3G?

    Sim. Todos os serviços de Soluções de Negócio terão uma versão compatível com a tecnologia 3G.

    Se um cliente possuir funcionários em campo com serviços iDEN e 3G, ele vai receber todos os dados em uma única URL web, ou seja, ambas as tecnologias são consolidadas de forma transparente na página administradora da empresa.

  2. Como a nova tecnologia 3G poderá ajudar os meus negócios?

    A tecnologia 3G apresenta maior velocidade de comunicação e tráfego de dados entre usuários móveis e página web. Isso possibilita o uso dos serviços de Soluções de Negócio em equipamentos mais modernos e práticos, que apresentam melhor resolução de imagem (para os serviços que fazem captura de fotos) e também a possibilidade de equipamentos “touch screen” em que os serviços apresentam uma interface ainda mais simples, prática e agradável ao usuário final.